Entre em contato conosco

Estamos sempre a sua disposição para tirar as suas dúvidas e ajudá-lo a planejar suas férias!

EXPEDIÇÃO SERTÕES E LITORAL DO NORDESTE PB/RN

Uma das melhores e mais completas expedições no Nordeste Brasileiro, muita história entre os estados da PB e do RN, entre Sertão e Mar a natureza é a maior protagonista sempre.

 

Dentro desse contexto acreditamos muito na união de duas sub-regiões nordestinas, Litoral e Sertão, o litoral do Nordeste já muito famoso, em nossa expedição ganha “novos destinos” além da linda capital Paraibana, a pouco explorada “Costa Potiguara” litoral norte PB entre “Jampa” e Pipa, com pouco mais de 100km de praias semidesertas, aldeias indígenas Potiguaras, estuários marinhos protegidos e muita natureza virgem, além disso o sertão contextualizado com o Cariri Paraibano, lugar com menor índice de chuvas do Brasil e sítios arqueológicos fascinantes e também na Paraíba a cidade de Areia nas montanhas do Brejo Paraibano, também unimos a região montanhosa do agreste na divisa com RN, um dos destinos mais apreciados no interior, muita história, cultura nordestina, sítios, inscrições rupestres, cavernas, além de praias desertas, golfinhos, peixe-boi, aldeias indígenas e a famosa Praia da Pipa.

Tudo isso acompanhado de toda a estrutura disponibilizada por parceiros, guias locais incríveis que fazem a diferença, restaurantes típicos, hospedagens para todas as opções, aliás os detalhes de logística no roteiro é a grande especialidade de nosso receptivo, fazemos questão de contratar guias locais e contribuir com os locais de visitação, incentivando o artesanato local e sua cultura, sem duvida sua viagem será inesquecível!

A expedição inicia na Paraíba:

São 02 noites (ou apenas uma, se desejar) na capital mais verde do Brasil, João Pessoa, suas praias e história da 3ª capital mais antiga do país, quem mora em João Pessoa se sente como um morador de interior, apesar de ser uma grande cidade com 800.000 habitantes a capital Paraibana não perde o charme de uma pequena cidade, sua orla urbana é realmente linda, para nós a mais bonita do nordeste, se hospedar em Tambaú, Manaíra ou Cabo Branco é a melhor opção, pois daí se pode caminhando passear pelo calçadão da cidade ou alugar uma bicicleta e por sua longa ciclovia percorrer as 03 praias onde diversos bares e restaurantes alguns com música ao vivo onde o “forrozin” sempre convida a passar a noite de boas.

Durante o dia nossa expedição levará à praias do sul, Coqueirinho, Tambaba onde uma parte da praia não entra de roupa, Tabatinga, são inúmeras e não é longe, na expedição faremos um dia de praias sul, dependendo do contexto terminamos com o pôr do sol do Jacaré com o famoso Jurandir do Sax tocando o Bolero de Ravel.

No terceiro dia seguimos em direção ao Sertão Paraibano, mas sem antes parar na impressionante Pedra do Ingá com as inscrições que mais intrigam historiadores e pesquisadores na área, uns dizem ser feitas por Fenícios, outros por homens das cavernas ou indígenas e até mesmo por Extraterrestres (será tema de uma postagem especial). No local além de visitar a Pedra temos também um museu com vestígios encontrados na região como ossos de uma Preguiça Gigante entre outras curiosidades.

Na sequência uma passagem por dentro da linda Campina Grande onde damos uma volta por sua Lagoa, cartão postal da cidade, uma parada para almoçar e seguimos ao Cariri, passamos a tarde visitando o Lajedo do Bravo com guia local, fazemos uma caminhada por caminhos dos indígenas antigos que habitavam esse incrível espaço de uma energia muito forte para os mais sensíveis, o conhecimento adquirido nessa visita é muito grande. Terminando o Bravo e seguimos para Pousada do Pai Mateus para check-in, a noite sempre com uma fogueira e uma temperatura muito amena além da excelente culinária da pousada.

O quarto dia amanhecemos com os inúmeros pássaros e um café da manhã sertanejo que só de lembrar me dar água na boca, esse dia vamos visitar Cabaceiras a “Roliúde Nordestina”, antes passamos por Ribeira onde uma cooperativa local desenvolve um lindo trabalho em couro de bode, bons produtos e excelente preço diretamente do produtor, após as compras direto para a cidade de Cabaceiras, a sensação agora de estar no cenário de inúmeros séries e filmes, nossa guia local nos leva a pé por ruas de casinhas coloridas e antigas, na igreja retrata momentos do cômico filme “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. Na parte da tarde de volta a pousada Pai Mateus, iniciamos nosso ponto de partida para visitar a saca de lã, uma enorme pedra que por milhares de anos foi se fragmentando e se transformou em um castelo de blocos, toda essa área é um Geossítio, parque onde pagamos uma taxa de entrada e inclui obrigatoriamente a companhia de um guia local que enriquece muito a visita, terminamos o dia na parte mais importante de nossa visita o Lajedo do Pai Mateus, grande parte da série “Onde Nasce os Fortes “ foram filmadas aqui, conhecido como Mar de Bolas, esse geossítio é o único na região que está cadastrado no projeto Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Trata-se de um lajedo contendo centenas de matacões (rochas em formatos arredondados) de dimensões métricas, alguns com pinturas rupestres e onde se conta a lenda do eremita Pai Mateus que ali haveria de ter vivido no século XVIII e que atuava como curandeiro, o pôr do sol será sem dúvida um dos momentos mais exuberantes da expedição.

No quinto dia nos despedimos do Cariri e seguimos para Areia, terra de alambiques das melhores cachaças no Brejo Paraibano, região de planaltos com muitas montanhas com temperatura média de 22 graus, um dos melhores climas da PB, seus casarões antigos contam uma linda história que desde o Sec. XVII.

Areia é conhecida pela produção das melhores cachaças da PB, no Engenho Triunfo uma aula dada pela anfitriã Maria Júlia em uma história de família de muita inspiração a quem visita.

A noite fresca de Areia pede uma cachaça e um forró para quem gosta, para se despedir da montanha e seguir na manhã seguinte ao litoral;

Sexto dia descemos a montanha sentido agora o Litoral Norte da Paraíba, passando por dentro das aldeias indígenas Potiguaras da Baía da Traição, saberemos por que essa “traição” em uma história belíssima desses povos guerreiros do litoral Paraibano, são 32 aldeias que compõe essa área indígena, a história da Paraíba está presente no município da Baia da Traição, onde em 1501 navegantes ancoravam no porto, cenário de batalhas sangrento entre os índios Potiguaras, habitantes da terra, e os portugueses que queriam colonizar o local. A região é riquíssima e conseguiu se manter no mesmo local sem invasão dos brancos mesmo com tanta beleza cercadas de falésias, arrecifes de corais, manguezais, praias paradisíacas, rios com águas cristalinas, ruínas históricas e a maior reserva indígena dos índios Potiguaras, cujos habitantes preservam e mantém os costumes, é proibida construções de pousadas e resorts nessa região, tudo pertence aos seus povos ao qual com respeito faremos experiências únicas em suas terras. Iremos a lugares sensacionais como a nascente do Rio Sinimbu, atelier Arte Potiguara, visita ao cacique Raké que faz Oléo de coco orgânico em sua casa, uma índia com seu famoso bijú artesanal feito da mandioca e na sequência uma vivência e palestra sob a cultura indígena local com o Pajé na aldeia Lagoa do Mato e finalmente a chegada a linda Barra do Camaratuba – Check-in Pousada na Barra frente mar, perto ao rio com mesmo nome e um cenário maravilhoso.

Sétimo dia seguimos sentido norte e nos despedimos da PB, Após café da manhã dependendo da altura da maré pela praia ou canaviais passamos pelas gigantes torres eólicas encontramos a primeira praia do RN, Sagí e Baía Formosa, como sorte podemos ver surf treino do campeão mundial de surf Italo Ferreira, nativo desse belo paraíso, durante todo o dia lindas paisagens e bons momentos de banho em praias semi-desertas desse lindo litoral sul Potiguar, seguimos margeando praias até Barra do Cunhaú onde cruzamos de balsa um rio para enfim as lindas falésias de Pipa e Praia do Amor nossa porta de entrada e fantástica Praia da Pipa. Check in pousada e Noite livre.

 

Oitavo dia amanhecemos na cosmopolita Pipa, as 9h iniciamos o passeio 4x4 Entre Rios & Mar, o melhor passeio terrestre de Pipa, um dia muito especial em Pipa e arredores, primeiro ponto de visita o Santuário Ecológico de Pipa, trilha fácil, interpretativa na Mata Atlântica sob as falésias do Madeiro e Baia dos Golfinhos, lindos mirantes e uma visita ao Projeto (TAMAR), depois, Chapadão no sentido sul de Pipa, uma área de falésias com um mirante para praia do Amor, após seguimos pela Rota das Falésias(7km) margeando a Praia das Minas, a mais deserta, área de desova de Tartarugas Pente. Próxima parada a praia de Sibauma, antigo vilarejo quilombola com suas piscinas naturais com cascatas, jacuzzi natural em águas transparentes e mornas onde desemboca o Rio Catu. Após curtir o melhor da praia da linda Sibauma, as margens do Rio Catu, paz, sossego e um tranquilo passeio de caiaque com banho de rio transparente. Almoço (não incluso) no restaurante Flor da Mata. À tarde seguiremos ao norte de Pipa para desfrutar das dunas da praia das Cacimbinhas, praticando o “Esquibum” ou “Sand Board”, sentado ou em pé a emoção e diversão é garantida, terminamos o dia no alto das dunas com um visual espetacular do pôr do sol, retornamos a pousada para mais uma noite livre e olhem que a noite de Pipa é famosa por seus inúmeros bares e restaurantes, não faltará opção para comer e beber muito bem, aos que preferem uma balada mais longa só não aconselho se estender demais e perder a manhã seguinte.

Nono dia a manhã será livre para curtir a de preferência a Baía dos Golfinhos onde a experiência de nadar com essas criaturas será quase certa, a possibilidade de encontrar com golfinhos bem próximo da areia é de 80%, aí podemos também alugar caiaques ou Sup, a Baía dos Golfinhos é sem dúvida a mais linda de Pipa e só se chega a praia caminhando desde a praia central, apenas 800mts. Depois do almoço seguimos 89km a oeste saindo do litoral para entrar no agreste do RN, a vegetação e o clima muda radicalmente em pouco tempo e aos nosso olhos as grandes formações de granito se impõem, chegamos ao Parque Estadual da Pedra da Boca, a hospedagem pode ser no lado PB ou RN, mas o pôr do sol será sempre o mesmo para terminar o dia e as estrelas e céu fazerem sua parte, o guia acenderá a fogueira para o toque final da linda noite.

O décimo dia será muito especial na Pedra da Boca, após café da manhã, acompanhado de um guia local faremos um trekking pela região da Boca de nível médio, bem tranquilo, passagens por meio de uma formação granítica espetacular onde encontramos várias espécies de fauna e flora dessa região, sempre muito bem explicada por nosso guia local (Tico), cavernas, inscrições rupestres, jardins naturais e muito visual. As 13h o almoço típico um bom descanso para enfrentar à tarde a subida da maior formação (Boca), a paisagem mais alta do Parque, não é muito difícil apesar da altimetria na próxima hora que chega a uns 200mts, no alto valerá a pena o visual, opcionalmente será oferecido um pêndulo no meio da famosa pedra, uma emoção sem igual a mais de 200mts de altura, o fim da tarde será de absorção de tanta energia e adrenalina para enfim descermos a Pedra e o merecido descanso na pousada com a última noite do incrível céu sertanejo, lógico que acompanhados de uma fogueira e muita resenha dessa incrível expedição.

No décimo primeiro dia seguiremos para o aeroporto correspondente que pode ser Natal-RN ou João Pessoa-PB.

A GRANDE NOVIDADE É QUE NESSE ANO DE PANDEMIA (2020) a Trieb estará FAZENDO COM GRUPO PRIVADO APENAS, SEJA UM CASAL, UMA FAMÍLIA OU AMIGOS, NÃO ESTARÃO MESCLANDO GRUPOS NO MOMENTO.

OBS 1: CHEGADA (IN) *IDEAL PELO AEROPORTO DE JOÃO PESSOA PB E SAÍDA (OUT) AEROPORTO DE NATAL; *não necessariamente.

OBS 2: OS VALORES VARIAM DE ACORDO COM A HOSPEDAGEM, SERVIÇOS EXTRAS CONTRATADOS E QUANTIDADE DE PESSOAS. HÁ O PACOTE AVENTUREIRO E AVENTUREIRO PLUS;

INCLUI: Guia especializado e monitores locais em todo percurso, transfers completos desde aeroporto check-in e check-out em carro ou 4x4 e seguro além de hospedagens com café da manhã.

Aos interessados nessa expedição passo aqui o Whatsapp direto com a empresa que opera Trieb Club Experiences (84) 99188-8389, os site www.triebclub.com.br e o Instagram @triebclub

Aproveitem e boa Viagem!!!