Entre em contato conosco

Estamos sempre a sua disposição para tirar as suas dúvidas e ajudá-lo a planejar suas férias!

Lajedo do Pai Mateus PB

A inusitada "Roliúde Nordestina", Cabaceiras, é parada obrigatória para os amantes da história e do cinema. O Cariri paraibano foi cenário de filmes como "O Auto da Compadecida" e possui casas de arquitetura do fim do século XIX. Bem próximo a cidade está o Lajedo do Pai Mateus e o Lajedo do Bravo.

As formações rochosas são fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura. Um dos blocos mais famosos é a Pedra do Capacete, por seu formato peculiar, em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos. Conta a lenda que Pai Mateus seria um ermitão curandeiro que viveu naquela região por volta do século XVIII, destino de muitas pessoas que o procuravam para se consultarem. O lajedo fica a cerca de 25 km do centro de Cabaceiras (acesso por estrada de terra) e localiza-se numa propriedade particular onde tem a Pousada do Pai Mateus, excelente opção de hospedagem no local.

A região faz parte do Polígono das secas, um dos lugares de menor índice pluviométrico do Brasil, a aproximadamente 200km da capital Paraibana com estradas de boa qualidade desde João Pessoa. Os lajedos são formações únicas de origem vulcânicas a vegetação típica é a Caatinga e o bode é o animal principal nesse ecossistema, tanto que em junho a festa do “Bode Rei” reúne milhares de visitantes que vão principalmente para provar os pratos típicos da culinária local, iguarias feitas por Chefs e cozinheiros locais. O bode, que antes era visto como alimento para famílias pobres, hoje é uma das principais atividades econômicas do Cariri. Sua carne ganhou espaço em mercados, virou recheio para almôndegas, pizzas, linguiças, estrogonofe (ou estrogobode), tapiocas (bodioca) e até panquecas e chega a ser estrela em festivais de alta gastronomia. Além do artesanato local, o couro do bode vira diversos utensílios, como chaveiros, carteiras, bolsas, chapéus, etc e movimenta a economia local.

Como o bode é rei na cidade, a cabrita é a rainha, é dela que vem uma bebida típica que vale conferir antes do visitante se despedir do Centro de Cabaceiras o Xixi de Cabrita, um licor suave que mistura leite de cabra, aguardente e baunilha. A receita completa, porém, é segredo.

As visitas ao Geoparque Cariri Paraibano, tanto ao Lajedo do Bravo como Pai Mateus são conduzidas por monitores locais que com muita propriedade e conhecimento no levam por trilhas, rochas e jardins naturais a conhecer desde a formações geológicas, história dos antigos habitantes, índios Cariris que habitavam os lajedos, como viviam e seus rituais descritos em inscrições rupestres e por detalhes demostrados a todo momento, cada pedra polida e fósseis milenares encontrados no Geoparque nos fazem viajar no tempo, muita energia e misticismo são sentidas a cada momento principalmente aos mais sensíveis. A região conta também com trilhas de Mountain Bike com muita aventura em meio a Caatinga e rochas, lembrando que a temperatura local é sempre elevada e por ter muitos cactos há uma proteção de couro de bode feita por locais que é essencial ser usada na proteção das câmeras de ar, evitando furos.

A Trieb oferece um dia de expedição desde a capital João Pessoa saindo bem cedo e retornando a noite ou uma pernoite onde podemos conhecer um pouco mais desse cenário nordestino que foi eleita a primeira entre as sete maravilhas da Paraíba, em votação popular promovida pela Assembleia legislativa em 2010.   

Para mais informações e reservas podem entrar em contato por whatsapp +55 84 99188 8389 ou pelo site www.triebclub.com.br

Djalma Barreto Neto

E-mail - neturismologo@gmail.com / 84 99626 3778