Estamos sempre a sua disposição para tirar as suas dúvidas e ajudá-lo a planejar suas férias!
O Mais nova expedição litorânea do Brasil, lhes convidamos a conhecer esse novo roteiro de experiências, prepare-se, as sensações serão, sem exageros, surpreendentes.
O cenário, continua espetacular como no século XVI, quando intensas batalhas, envolvendo nativos, colonizadores portugueses e invasores franceses e holandeses, aconteciam em meio a falésias, praias desertas, estuários exuberantes e lagoas e rios de águas cristalinas.
Com início na linda capital Paraibana, iremos percorrer em 04 dias em trekking, embracações e buggys de apoio mais de 120km de praias, aldeias indígenas, estuários ecológicos em áreas de proteção ambiental distribuídos em um litoral fantástico que se estendem até o RN (Pipa).
Se você gosta de natureza, história, aventura em praias desertas, não deixem de participar dessa expedição na semanas de Lua.
“Anama potigûara auîeramanhe o-s-ekobé-ne o tuibaepagûama yby-pe, gûi-xóbo memé, o-pytá-ne maramonhanga saynha popyatãbara bé tym-a oré pyá nhyã abé, ambite oré poromonhangaba resé.”
“O povo potiguara sempre viverá na terra dos seus antepassados, mesmo partindo; permanecerá a semente da luta e resistência plantada em nossas mentes e corações, para o futuro das nossas gerações.”
Devido a esse e outros roteiros exclusivos que a Trieb obteve 2017/18/19 Certificado de Excelência no Trip Advisor.
Dia 1: João Pessoa IN
Aeroporto João Pessoa-PB* – Transfer aeroporto pousada, Check-in Pousada elegida – Briefing com anfitrião - (sugestão dia livre);
Dia 2: João Pessoa / Lucena / Baia da Traição
Início da Expedição após café da manhã em carro sentido norte cruzaremos em ferry boat o Rio Paraíba Cabedelo/Lucena – Na Praia de Lucena onde encontraremos com o primeiro guia local, iniciamos a caminhada por uma bela e deserta praia, em seguida passamos a pé o primeiro rio, já nas Falésias do Bom Sucesso em meio a mata as ruínas da Igreja do Bom Sucesso, abraçada por um Gameleira segue imponente desde 1789, seguimos nosso trekking que nesse dia será de aproximadamente 12km, boa parte em trilha na Mata sombreada, nosso guia local especialista nesse ecossistema irá colher várias frutas típicas da época e dar uma aula de plantas medicinais durante todo percurso seja por falésias com lindos mirantes ou mata. Após cruzarmos mais um rio (Mirirí) a pé seguiremos por trilhas em meio a Mata Atlântica e vegetações típicas, local paradisíaco sempre selvagem, no final da trilha um buggy nos levará até a Barra do Mamanguape (6 km) no encontro do rio com o mar cruzamos o Estuário que é uma península semideserta de difícil acesso, inclusive abriga o Projeto Peixe Boi, em embarcação local é possível ver esses animais soltos em seu habitat, um barco nos levará por 30 minutos até a aldeia indígena “Tramataia”, o nome vem do tupi e significa erva que cura, planta medicinal usada para combater o inchaço provocado pelo contato com as cascas dos crustáceos, base da economia local, as ruas dessa aldeia tem piso de conchas. Já em terras indígenas demarcadas pela união, um carro nos levará a casa Paraíso Anikauai para a primeira pernoite frente ao mar na Baía da Traição, a noite podemos ser atendidos por uma pajé indígena (opcional) e curtirmos a paz e céu desse lugar.
Dia 3: Baia da Traição / Camaratuba
Após Café da manhã, despertando frente ao mar teremos mais um lindo dia, dessa vez de imersão na cultura indígena “Potiguara”, que significa comedor de camarão, nosso anfitrião especialista nas tradições locais irá nos conduzir a princípio de carro em meio as terras indígenas, a Baía da Traição é composta por 33 aldeias, orgulhosa de ser a única etnia no mundo a entrar em confronto com potências colonizadoras e se manter no mesmo lugar de origem há muitos mais de 500 anos. Conheceremos os seus vigorosos habitantes, grande oportunidade de comprar artesanato indígena, pintar o corpo e vivenciar essa cultura, histórias e costumes, as aldeias são protegidas e só descendentes diretos podem morar em suas terras, o local é muito preservado, paramos em casa de nativos onde podemos conhecer pajés e caciques e tomamos banhos em rios e lagoas de águas cristalinas. Para almoçar iremos a uma linda praia deserta cercada de falésias onde há somente um restaurante indígena com ocas frente ao mar, será um dia de relaxamento e reflexão, ao fim do dia uma caminhada de 04 km por trilhas e a Lagoa Encantada para um banho em suas águas mornas, a trilha nos levará a mais um estuário de manguezais, o lindo Rio Camaratuba, onde cruzamos por uma balsa para comtemplarmos um pôr do sol incrível, em seguida caminhamos até a próxima hospedagem. Check-in em pousada elegida.
Dia 4: Barra do Camaratuba
Mais um dia amanhecendo, e Camaratuba não é qualquer mar, passaremos o dia inteiro desbravando seus encantos, nosso monitor logo cedo já estará na pousada para nos conduzir para uma caminada pela pequena vila de duas ruas, a aldeia de pescadores de Barra do Camaratuba é um distrito da cidade de Mataraca, ainda na Paraíba, localiza-se precisamente na foz do Rio Camaratuba, próximo à divisa com o estado do RN, é o último povoado litorâneo da costa norte da PB onde vivem aproximadamente 900 moradores, está encravado entre dunas, resquícios de mata atlântica e manguezais, com uma das praias mais lindas de nossa expedição onde também foi instalado o Parque Ecológico do Caranguejo-uçá, pela manhã faremos uma pequena caminhada para conhecer a vila, a praia e o mangue, em sua foz com final no alto de uma duna e todo visual do lindo rio, conheceremos aí tudo sobre o ecossistema mais importante local, os mangezais, os seus diversos tipos de flora e fauna muito bem explicado pelo guia local que também poderá ensinar a pesca em tarrafa, típica do local.
O dia em Camaratuba segue livre para aproveitar esse lindo paraíso de água doce e salgada. Ao final da tarde faremos uma deliciosa expedição (recomendável para quem sabe nadar) o “Flutuante” inicia na praia e com flutuadores nos leva pela correnteza rio adentro conduzindo em meio a linda vegetação por braços de rio contemplando um pôr do sol que será sem dúvida inesquecível, puro êxtase ecológico! Ao final, uma caminhada por entre árvores de manguezal até a vila, noite livre.
Dia 5: Camaratuba / Sagi
Dia 6: Sagi / Baia Formosa / Pipa
Whether you like nature, history, deserted beaches, adventure sports or simply tasting a typical dish and attending traditional popular festivities, this is the place. The doors of a new ecotourism destination in Brazil are opened with the objective of fomenting and developing tourism of a sustainable base and of social inclusion, committed to the preservation of the units of environmental conservation, as well as the dissemination and rescue of the culture of the Indians in the beautiful and amazing North Coast of Paraíba and south of Rio Grande do Norte.
Due to this and other exclusive scripts that Trieb obtained Certificate of Excellence on Trip Advisor.
Si te gusta la naturaleza, la historia, las playas desiertas, los deportes de aventura o simplemente degustar un plato típico y participar en tradicionales festejos populares, este es el lugar. Se abren las puertas de un nuevo destino de ecoturismo en Brasil con el objetivo de fomentar y desarrollar un turismo de base sostenible y de inclusión social, comprometido con la preservación de las unidades de conservación ambiental, así como la divulgación y el rescate de la cultura de los cultivos indios potiguaras en el hermoso y sorprendente Litoral Norte de Paraíba y sur de Rio Grande do Norte.
Debido a este y otros itinerarios exclusivos que Trieb obtuvo Certificado de Excelencia en el Trip Advisor.
Denize e Carlos Eduardo, Curitiba - PR / BrasilSaímos da chuvosa Curitiba para curtir uma paisagem fascinante com muito sol, céu azul e boa companhia por esse litoral. Curtimos até uma cachoeira em pleno mar! Trieb, obrigada pela oportunidade e horas agradáveis em cima de uma bike.
Jordrian Freitas, Natal -RNFizemos um ótimo pedal entre a cidade de Lucena-PB e Sagi-RN, com o apoio logístico da Trieb, nos proporcionando ótima experiência em paisagens belíssimas. Passeio muito recomendado a quem gosta de cicloturismo.