Entre em contato conosco

Estamos sempre a sua disposição para tirar as suas dúvidas e ajudá-lo a planejar suas férias!

Solicite uma proposta

Ilustração de nível de dificuldade média média
  • Img service accommodation 8f4b95b931e1094e4fc8dbdcad94247721956ef216799fe9289317f89a861351
  • Img service car 40126194b74bbc51264d565f20b29f5c5e960168ba83753d1b670d4889cec3a0
  • Img service trekking

O Mais nova expedição litorânea do Brasil, lhes convidamos a conhecer esse novo roteiro de experiências, prepare-se, as sensações serão, sem exageros, surpreendentes.

O cenário, continua espetacular como no século XVI, quando intensas batalhas, envolvendo nativos, colonizadores portugueses e invasores franceses e holandeses, aconteciam em meio a falésias, praias desertas, estuários exuberantes e lagoas e rios de águas cristalinas.

Com início na linda capital Paraibana, iremos percorrer em 04 dias em trekking, embracações e buggys de apoio mais de 120km de praias, aldeias indígenas, estuários ecológicos em áreas de proteção ambiental distribuídos em um litoral fantástico que se estendem até o RN (Pipa).

Se você gosta de natureza, história, aventura em praias desertas, não deixem de participar dessa expedição na semanas de Lua. 

“Anama potigûara auîeramanhe o-s-ekobé-ne o tuibaepagûama yby-pe, gûi-xóbo memé, o-pytá-ne maramonhanga saynha popyatãbara bé tym-a oré pyá nhyã abé, ambite oré poromonhangaba resé.”

“O povo potiguara sempre viverá na terra dos seus antepassados, mesmo partindo; permanecerá a semente da luta e resistência plantada em nossas mentes e corações, para o futuro das nossas gerações.”

Devido a esse e outros roteiros exclusivos que a Trieb obteve 2017/18/19 Certificado de Excelência no Trip Advisor.

 

Roteiros

Programação dia a dia

 

Dia 1: João Pessoa IN

Aeroporto João Pessoa-PB* – Transfer aeroporto pousada, Check-in Pousada elegida – Briefing com anfitrião - (sugestão dia livre);

Dia 2: João Pessoa / Lucena / Baia da Traição

Início da Expedição após café da manhã em carro sentido norte cruzaremos em ferry boat o Rio Paraíba Cabedelo/Lucena – Na Praia de Lucena onde encontraremos com o primeiro guia local, iniciamos a caminhada por uma bela e deserta praia, em seguida passamos a pé o primeiro rio, já nas Falésias do Bom Sucesso em meio a mata as ruínas da Igreja do Bom Sucesso, abraçada por um Gameleira segue imponente desde 1789, seguimos nosso trekking que nesse dia será de aproximadamente 12km, boa parte em trilha na Mata sombreada, nosso guia local especialista nesse ecossistema irá colher várias frutas típicas da época e dar uma aula de plantas medicinais durante todo percurso seja por falésias com lindos mirantes ou mata. Após cruzarmos mais um rio (Mirirí) a pé seguiremos por trilhas em meio a Mata Atlântica e vegetações típicas, local paradisíaco sempre selvagem, no final da trilha um buggy nos levará até a Barra do Mamanguape (6 km) no encontro do rio com o mar cruzamos o Estuário que é uma península semideserta de difícil acesso, inclusive abriga o Projeto Peixe Boi, em embarcação local é possível ver esses animais soltos em seu habitat, um barco nos levará por 30 minutos até a aldeia indígena “Tramataia”, o nome vem do tupi e significa erva que cura, planta medicinal usada para combater o inchaço provocado pelo contato com as cascas dos crustáceos, base da economia local, as ruas dessa aldeia tem piso de conchas.  Já em terras indígenas demarcadas pela união, um carro nos levará a casa Paraíso Anikauai para a primeira pernoite frente ao mar na Baía da Traição, a noite podemos ser atendidos por uma pajé indígena (opcional) e curtirmos a paz e céu desse lugar.

Dia 3: Baia da Traição / Camaratuba

Após Café da manhã, despertando frente ao mar teremos mais um lindo dia, dessa vez de imersão na cultura indígena “Potiguara”, que significa comedor de camarão, nosso anfitrião especialista nas tradições locais irá nos conduzir a princípio de carro em meio as terras indígenas, a Baía da Traição é composta por 33 aldeias, orgulhosa de ser a única etnia no mundo a entrar em confronto com potências colonizadoras e se manter no mesmo lugar de origem há muitos mais de 500 anos. Conheceremos os seus vigorosos habitantes, grande oportunidade de comprar artesanato indígena, pintar o corpo e vivenciar essa cultura, histórias e costumes, as aldeias são protegidas e só descendentes diretos podem morar em suas terras, o local é muito preservado, paramos em casa de nativos onde podemos conhecer pajés e caciques e tomamos banhos em rios e lagoas de águas cristalinas. Para almoçar iremos a uma linda praia deserta cercada de falésias onde há somente um restaurante indígena com ocas frente ao mar, será um dia de relaxamento e reflexão, ao fim do dia uma caminhada de 04 km por trilhas e a Lagoa Encantada para um banho em suas águas mornas, a trilha nos levará a mais um estuário de manguezais, o lindo Rio Camaratuba, onde cruzamos por uma balsa para comtemplarmos um pôr do sol incrível, em seguida caminhamos até a próxima hospedagem. Check-in em pousada elegida.

Dia 4: Barra do Camaratuba

Mais um dia amanhecendo, e Camaratuba não é qualquer mar, passaremos o dia inteiro desbravando seus encantos, nosso monitor logo cedo já estará na pousada para nos conduzir para uma caminada pela pequena vila de duas ruas, a aldeia de pescadores de Barra do Camaratuba é um distrito da cidade de Mataraca, ainda na Paraíba, localiza-se precisamente na foz do Rio Camaratuba, próximo à divisa com o estado  do RN, é o último povoado litorâneo da costa norte da PB onde vivem aproximadamente 900 moradores, está encravado entre dunas, resquícios de mata atlântica e manguezais, com uma das praias mais lindas de nossa expedição onde também foi instalado o Parque Ecológico do Caranguejo-uçá, pela manhã faremos uma pequena caminhada para conhecer a vila, a praia e o mangue, em sua foz com final no alto de uma duna e todo visual do lindo rio, conheceremos aí tudo sobre o ecossistema mais importante local, os mangezais, os seus diversos tipos de flora e fauna muito bem explicado pelo guia local que também poderá ensinar a pesca em tarrafa, típica do local.

O dia em Camaratuba segue livre para aproveitar esse lindo paraíso de água doce e salgada. Ao final da tarde faremos uma deliciosa expedição (recomendável para quem sabe nadar) o “Flutuante” inicia na praia e com flutuadores nos leva pela correnteza rio adentro conduzindo em meio a linda vegetação por braços de rio contemplando um pôr do sol que será sem dúvida inesquecível, puro êxtase ecológico! Ao final, uma caminhada por entre árvores de manguezal até a vila, noite livre.

Dia 5: Camaratuba / Sagi       

Café da manhã – Após delicioso café da manhã, nos despedimos de Camaratuba, nesse dia faremos um trekking de 15km por praias desertas em maré baixa de areia dura para nosso próximo destino, as mochilas serão levadas em buggy. No caminho se encontram as gigantes hélices do Parque Eólico e a lagia da Pavuna de água doce para banho, seguiremos para a divisa PB/RN, Rio Guajú, após cruzarmos a pé o rio, que tal uma parada para comer um espetinho de lagosta, camarão ou queijo coalho feito na brasa por Dona Mocinha, e até mesmo se aventurar em uma tirolesa, na sequência mais 03km de caminhada até a Aldeia Sagí Tramanda, a vila é a primeira praia do RN com aproximadamante 350 moradores, também com 02 ruas principais, pertence ao município de Baía Formosa, Sagí tem um ar muito pitoresco de vila Potiguara e ainda é pouco conhecida para o turismo, faremos o check-in na pousada elegida, escolhemos um restaurante para almoçar e a tarde faremos um passeio pelo rio que cruza o vilarejo com uma figura local, Toreba, só alegria!!! Muita diversão e contemplação de um lugar lindo, no alto do rio um ponto de água térmica e transparente para banhar-se e um banho de argila que segundo Toreba rejuvenesce. Noite livre onde iremo pernoitar nesse paraíso em pousada, sempre com vista mar.

 

Dia 6: Sagi / Baia Formosa / Pipa

 

Após café da manhã, outro monitor local nos conduzirá até Baía Formosa, aproximadamente 16 km de trilhas na mata atlântica (opcional ir de buggy pela praia) e lagoas, uma muito famosa a Coca Cola, tem esse nome pela sua cor, essa reserva é a maior reserva Atlântica nessa região com árvores centenárias que abriga os macacos Guaribas (Bugio), muito provável escutarmos ou até mesmo vermos alguns exemplares dessa raridade no nordeste Brasileiro, no caminho diversas frutas locais da época, além do conhecimento empírico de nosso condutor que sempre surpreende com detalhes da fauna e flora. Ao final do trekking, já em Em Baía Formosa, os bugueiros locais nos conduzirão até a Pipa (22km no total) beirando praia deserta, com área de desova das Tartarugas de Pente administrada pelo Projeto Tamar até chegarmos ilha da restinga, na Praia de Barra do Cunhaú onde cruzaremos mais um estuário em balsa, faltando apenas 10km para chegarmos a Pipa, uma parada em um restaurante frente ao mar para para comer o famoso peixe Meca (opcional), ne sequência mais uma balsa no rio Catu em Sibaúma e na sequência as falésias de até 50mts ao nível do mar, trecho final de nossa expedição para enfim chegarmos ao nosso destino final, a famosa e cosmopolita Praia da Pipa, no primeiro momento Praia das Minas entrando pelo Chapadão e mirante da Praia do Amor para finalmente entrarmos pelas ruas coloridas de Pipa, check-in pousada local. Noite livre com inúmeras opções de restaurantes e bares a Pipa é diferenciada, depois de tantos locais virgens e pouco explorados chegaremos a civilização, porém apesar do movimento Pipa é linda e tem praias fantásticas onde se pode conhecer tudo a pé. a dica para quem vai ficar mais dias é fazer a trilha no santuário ecológico até praia do Madeiro e nadar com os golfinhos selvagens na Baía dos Golfinhos.

 

Dia 7: Pipa OUT

A dica para quem vai ficar mais dias em Pipa RN, é fazer a trilha no santuário ecológico até Praia do Madeiro e nadar com os golfinhos selvagens na Baía dos Golfinhos (não incluso).

Check-out Aeroporto Natal ou João Pessoa.

Whether you like nature, history, deserted beaches, adventure sports or simply tasting a typical dish and attending traditional popular festivities, this is the place. The doors of a new ecotourism destination in Brazil are opened with the objective of fomenting and developing tourism of a sustainable base and of social inclusion, committed to the preservation of the units of environmental conservation, as well as the dissemination and rescue of the culture of the Indians in the beautiful and amazing North Coast of Paraíba and south of Rio Grande do Norte.

Due to this and other exclusive scripts that Trieb obtained Certificate of Excellence on Trip Advisor.

 

Si te gusta la naturaleza, la historia, las playas desiertas, los deportes de aventura o simplemente degustar un plato típico y participar en tradicionales festejos populares, este es el lugar. Se abren las puertas de un nuevo destino de ecoturismo en Brasil con el objetivo de fomentar y desarrollar un turismo de base sostenible y de inclusión social, comprometido con la preservación de las unidades de conservación ambiental, así como la divulgación y el rescate de la cultura de los cultivos indios potiguaras en el hermoso y sorprendente Litoral Norte de Paraíba y sur de Rio Grande do Norte.

Debido a este y otros itinerarios exclusivos que Trieb obtuvo Certificado de Excelencia en el Trip Advisor.

Solicite uma proposta

{{selected_route}}
Aspas